Na semana passada nós perdemos a querida Estopinha, a primeira pet influencer do Brasil. Seu tutor, Alexandre Rossi, preferiu cuidar dela em casa, com cuidados paliativos. Ela se foi sem dor, sendo acolhida por sua família em seu lar, com muito amor e carinho.
Sua perda têm mostrado a todos que o luto pela partida de um pet é o mesmo que o luto pela perda de um familiar ou amigo querido. Nossos pets têm esse importante papel na família multiespécie e é impossível não sentir essa dor como todas as outras perdas que passamos.
Além do luto, Alexandre Rossi nos mostrou também da importância de escolher o melhor cuidado e, especialmente, o cuidado que nos deixa confortáveis com nossas decisões. Os Cuidados Paliativos se tornam cada vez mais necessários na Medicina Veterinária. Pensar de maneira multidisciplinar em momentos como esse pode fazer a diferença tanto para os pets como para sua família.
Os Cuidados Paliativos são uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio do alívio do sofrimento, tratamento da dor e de outros sintomas de natureza física, psicossocial e espiritual. Eles aliviam sintomas como dor, dispnéia (falta de ar) e anorexia (falta de apetite), além de dar conforto ao paciente em estado de terminalidade.
Atualmente contamos com profissionais na Medicina Veterinária dedicados ao Cuidados Paliativos, que estão cada vez mais se integrando em equipes multidisciplinares nos grandes Hospitais Veterinários. Eles dão suporte ao paciente pet e à sua família, escolhendo as melhores modalidades de cuidado, fornecendo medicamentos para controle e alívio de sintomas e, em muitos momentos, indicando ajuda psicológica aos tutores e família.
Antes do falecimento e durante o luto de um pet, é fundamental que a família esteja bem aparada e se sinta acolhida pelos Médicos Veterinários que dão assistência ao pet. Precisamos de treinamento adequado para participarmos desse processo da melhor maneira possível na vida dos nossos queridos clientes.